segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Por que “Chiquititas” foi tão bem de audiência?


Quais serão os motivos que levaram o SBT a conseguir uma audiência tão fantástica com “Chiquititas”? Preparamos uma listinha para tentar explicar. Em sua estreia, “Chiquititas” conseguiu 15 pontos de pico e 14 de média, um pouco acima da estreia de “Carrossel”. O número deve ter sido comemorado com vários estouros de champagne na festa do SBT (ou então de refrigerante mesmo, considerando o elenco menor de idade), mas não foi conquistado assim ao acaso. Confira alguns motivos que encontramos para explicar o índice tão excelente:

1- O legado “Carrossel”
O SBT aprendeu a fazer novelas infantis e se deu bem. Como observamos em outras épocas, a Globo só é ameaçada em seu território confortável quando as outras emissoras apostam em coisas diferentes. Foi assim com “Pantanal” e “Xica da Silva” da Manchete, “Vidas Opostas” e “Caminhos do Coração” na Record e até mesmo “Floribella” na Band (não deu aqueela audiência, mas era ótimo para o padrão da emissora).

Além de todo o público fidelizado por “Carrossel”, o SBT desenvolveu estratégias ótimas de lançamento. Só isso explica estrear “Chiquititas” durante o inverno (quando a audiência é maior) e aproveitar as férias infantis. Ao contrário de muitos jornalistas conceituados diziam, as férias parecem ser a melhor época para estrear um programa assim e conquistar o público.

2- Atores mirins ótimos
Talvez eu tome uma pedrada por isso, mas poucos atores mirins de “Carrossel” são realmente bons. Muitos personagens ultrafamosos não têm aquela desenvoltura para falar o texto, e felizmente isso não se repetiu em “Chiquititas”. Talvez por conta da idade, as crianças de “Chiquititas” foram muito naturais, embora alguns inevitáveis excessos aconteçam às vezes. Giovanna Grigio, a nova Mili, merece todas as palmas nessa versão. Ela é linda, alegre, interpreta bem, é animada para dançar e muito carismática.

3- Nostalgia
Um dos ingredientes para o sucesso de “Carrossel” foi o fator nostalgia, pois muitos adultos foram assistir à novela apenas para conferir a nova versão de suas memórias afetivas de infância. Alguns desses adultos inclusive convenciam seus filhos a assistirem à novela, aumentando gradativamente o público da trama. Com “Chiquititas” é a mesma coisa, muita criança do fim da década de 1990 estava ligada no SBT para conferir as novas órfãs do orfanato Raio de Luz.

4- A Abertura
Desculpem, não me canso de assistir à abertura.


5- Uma história para todos
Enquanto “Carrossel” apostava basicamente nas histórias infantis, “Chiquititas” tem vários núcleos para adultos e mais jovens. As tramas são mais simplificadas, claro, mas não pareceram burras. O telespectador não se sente idiota com as cenas de adultos, e a trama está escrita de forma que uma criança consegue acompanhar normalmente. Como o próprio SBT parece repetir sempre, essa é uma novela para juntar a família na frente da TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário