segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
"Estamos criando estrelas e não monstros", diz diretor de "Chiquititas"
Quinta-feira, 14 de novembro, véspera de feriado, ainda com o uniforme da escola, o elenco de "Chiquititas" ensaiou para a gravação do clipe "Sempre Juntos" - canção que fará parte do segundo DVD da novela e que deve ser lançado em dezembro. Às 13h30, os atores mirins chegaram aos estúdios do SBT em Osasco, na Grande São Paulo, de onde só sairiam às 20 horas, depois de ensaios, troca de figurino, maquiagem e fotos com fãs. Entre um e outro intervalo das gravações, acompanhadas pela reportagem do UOL, as crianças ainda fizeram pausas para comer um lanche, brincar de esconde-esconde e ler um livro. Apesar da rotina atarefada, com 6 horas diárias de trabalho, incluindo feriado e fim de semana (dependendo da programação), os pequenos atores Carolina Chamberlain (Dani), Cinthia Cruz (Cris), Filipe Cavalcante (Rafa), Gabriel Santana (Mosca), Gabriella Saraivah (Tati), Giovanna Grigio (Mili), Gui Vieira (Binho), Giulia Garcia (Ana), Julia Olliver (Pata), Lívia Inhudes (Vivi), Raissa Chaddad (Bia), Sophia Valverde (Maria) apostam todas as fichas na teledramaturgia. Mesmo com pouca idade, declaram que estar na novelinha é um "sonho realizado". No entanto, o diretor da trama, Ricardo Mantoanelli não quer que as crianças fiquem "desorientadas", ou até mesmo percam a essência infantil. Ele ressalta que a emissora tem a intenção de formar atores e não jovens deslumbrados com a carreira artística.
"Estamos criando estrelas e não monstros. Essas crianças estão investindo no futuro delas. Cada uma delas entende que o sucesso se constrói, assim como um muro. Hoje, os atores de 'Chiquititas' são reconhecidos nas ruas, mas não estão deslumbrados. Temos uma equipe com psicólogos, pedagogos para que os atores possam oferecer as melhores coisas para gente, e assim colham frutos no futuro", afirmou o diretor, quem também revelou os atores Jean Paulo Santos, Larissa Manoela e Maísa Silva de "Carrossel".
Os "problemas" da profissão precoce giram em torno da falta de tempo para ir à praia, visitar os avós, sair com os amigos, o tempo apertado para estudar, ou a dificuldade de morar em outra cidade, como é o caso do ator Filipe Cavalcante, que vive em São Paulo somente com a mãe, enquanto o pai passa a semana no Rio de Janeiro trabalhando. Entre suas "conquistas", relatam que, com seu salário, já conseguiram ajudar financeiramente a família e fazem planos para o futuro – viagem para Disney e estudar cinema está no topo da lista.
"Ajudei os meus pais a terminarem de construir a casa onde moramos no Jaraguá (bairro na zona oeste de São Paulo) com o dinheiro que ganho com a novela", revelou Gui Vieira, 11, orgulhoso, enquanto os amigos contam que compraram celulares, iPads, videogames, bonecas, ingressos para shows. "Antes de o Gui entrar em 'Chiquititas', estávamos fazendo uma melhoria na casa, mas só com o salário do meu marido a reforma estava devagar. Com a ajuda do Gui, estamos terminando mais rápido, para podermos dar mais conforto a ele", contou Roseli Vieira, mãe do ator.
O garoto ganhou uma bolsa de estudos na escola de teatro, do preparador de elenco Beto Silveira, e fez uma participação especial em "Carrossel" antes de ingressar no elenco de "Chiquititas".
"Ele realmente ama o que faz", disse a mãe do artista.
Os pais do espontâneo jovem trocaram o filho de escola - com "um ensino melhor"- e todo mês depositam o dinheiro do cachê em uma poupança.
"A vida do Gui mudou bastante, mas não fez com que ele deixasse de ser uma criança humilde e carinhosa. Ele tem os horários programados por conta das gravações e também para fazer suas tarefas escolares. O assédio das pessoas também mudou, mas ele lida com isso muito bem. Adora tirar fotos e dar autógrafos aos fãs. Na vida familiar continuamos iguais, meu marido continua trabalhando normalmente como metalúrgico", afirmou Roseli.
Com uma média de dois a três eventos por mês e contrato até 2014, os atores procuram não criar expectativas para futuro.
"Tento não pensar na instabilidade da carreira. Meus pais conversam muito comigo sobre o fato de algo não dar certo, mas sou otimista e imagino que tudo dará certo para mim como atriz", afirmou Giovanna Grigio.
Sem egocentrismo
Com tanta criança em um mesmo espaço e com a expectativa dos pais em relação ao sucesso, o elenco e também seus familiares recebem o apoio diário de uma psicóloga e de uma pedagoga, contratadas pelo SBT, para que consigam manter rotinas normais.
"Meu objetivo sempre foi tirar o foco dos pais de seus próprios filhos, sair do egocentrismo. Trabalho em televisão envolve um grupo, é preciso olhar todos como 'pérolas'. Meu trabalho com os pais é fazer com eles não transfiram suas cobranças pessoais aos filhos. É importante que a rotina em casa permaneça a mesma", contou a psicóloga Rosa Maria Naccarato Szwarcberg.
Para descarregar a energia das crianças e também deixá-las mais relaxadas, Rosa organiza brincadeiras nos intervalos, leva jogos e é a mediadora quando o grupo tem alguma rusga.
"Eles não entram no estúdio sem se acertar. Mediar as intrigas, evita os danos maiores, as inimizades. O ser humano precisa se abrir para o outro. Eles ainda não estão prontos, estão se formando e o meu trabalho também é nesse sentido", afirmou Rosa.
Além de ajudar a decorar textos e repassar falas, a pedagoga Carolina B. Souza Bruna tem como missão auxiliar os jovens de 9 a 15 com as atividades escolares, mas isso nem sempre é possível, já que o tempo é apertado.
"Só posso agir durante o período livre deles. Ajudo com provas, trabalhos, mas nem sempre sobra tempo para lição de casa ser feita aqui", contou Carolina.
Nesse momento entra o trabalho das mães, que além de organizarem o dia a dia, também separam as falas dos atores, cuidam da saúde e alimentação.
"É muita coisa para eles, temos que ajudar", afirmou a mãe do ator Pedro Henrique, que estava com os textos do filho nas mãos e pronta para levá-lo para casa.
Questionada se deixaria seu filho ser ator ainda na infância, Carolina demora a responder, mas é direta –
"A criança precisa passar por toda a infância sem trabalhar. Acho importante".
Núcleo de teledramaturgia
Depois do sucesso de "Carrossel", "Chiquititas" deve ficar no ar até março de 2015. A novela tem garantido ao SBT a vice-liderança no Ibope e terá 445 capítulos (atualmente o elenco está gravando cenas dos capítulos 115 – 127). As gravações devem acontecer até dezembro de 2014.
"Já estamos produzindo o terceiro DVD e provavelmente iremos até o quinto", adiantou Mantoanelli, responsável por também dirigir os clipes do folhetim infantil.
Ainda em janeiro de 2014, a emissora de Silvio Santos lançará a série "Patrulha Salvadora" e o objetivo é impulsionar o setor de teledramaturgia.
"A ideia é manter 'Chiquititas' no patamar que está e fazer da 'Patrulha Salvadora' um sucesso, para que tenhamos mais temporadas e possamos incluir na grade de programação. E assim, formarmos um núcleo de teledramaturgia", contou o diretor.
Com Larissa Manoela (Maria Joaquina), Jean Paulo Campos (Cirilo), Léo Belmonte (Jorge), "Patrulha Salvadora" deve ter 52 capítulos e é uma criação da autora Iris Abravanel com direção de Reynaldo Boury e Ricardo Mantoanelli. Sobre o Ibope, que nas últimas semanas empatou com a Record, Ricardo atribuiu a culpa aos factoides exibidos no "Cidade Alerta" e aos dias quentes.
"Estamos de olho nos números, mas por enquanto eles continuam satisfatórios. Acredito que eles [Record] estão mais preocupados com a gente"."O nosso grande desafio é fazer cada vez mais com menos dinheiro. Isso não é só no SBT, mas uma questão empresarial. Não tenho dúvidas que hoje a direção do SBT olha com bons olhos para teledramaturgia e pensa no futuro em investir mais, diante do sucesso de 'Chiquititas' e do potencial de 'Patrulha' [Salvadora]", afirmou Ricardo.
Claro que as mudanças súbitas na grade de programação do SBT, determinadas por Silvio Santos, deixa todos no Sistema Brasileiro de Televisão apreensivos.
"Televisão é hábito. É preciso acreditar em uma coisa e manter durante um bom tempo para colher os frutos. Acredito em uma programação sólida e não no imediatismo do resultado. Mas isso é uma opinião pessoal. Respeito as decisões de programação, pois sou apenas funcionário", declarou Mantoanelli.
Faturamento
Com 300 produtos licenciados com a marca "Chiquititas", entre roupas, diários, até livros de histórias infantis, narrados pela protagonista Mili, e um faturamento estimado em R$ 100 milhões, o folhetim infanto-juvenil possui 42 contratos com agências publicitárias. Para impulsionar essa parceria, a área de marketing do SBT organiza um "Chiqui Tour" pela cidade cenográfica da novela, exclusivo para filhos de publicitários, e recebe cerca de 100 fãs no mês. Além de um especial de fim de ano com o elenco da trama, novos produtos serão comercializados, como panetone temático, colônia, sandálias, escova de dente e até extrato de tomate. A novela é uma das cinco marcas mais vendidas no setor infantil. Os dados são da área comercial da emissora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário